Páginas

segunda-feira, 5 de abril de 2010

PlayStation Move pode ainda não estar no nível do Nintendo Wii


By Rodrigo

Anunciado nesta quarta-feira (10) pela Sony, o PlayStation Move tem a difícil missão de levar o PS3 à disputa com o Wii, da Nintendo. Essencialmente, o novo controle funciona da mesma forma, mas há algumas diferenças que o deixam atrás do rival.

Assim como no console da concorrente, há no Move um dispositivo específico para captação dos movimentos (com uma espécie de bola colorida no topo) e outro que funciona para movimentar o personagem no game, semelhante ao “Nunchuk” da Nintendo. No entanto, esse segundo controle se conecta ao console via Bluetooth, livrando o usuário de cabos.

Segundo o site especializado Engadget, o acessório é leve, com baterias recarregáveis assim como o controle DualShock3 (que vem no modelo atual do PlayStation 3 Slim). Com o tempo, isso provocou menos cansaço do que com o Wiimote. "Há um aspecto que dá a sensação de ser um pouco pobre", diz a página sobre o acabamento do aparelho, "mas, ao mesmo tempo, não o chamaríamos de frágil".

Há vibração ("force feedback") no Move principal, mas bem mais sutil do que no joystick normal do PS3. Ainda não há informações sobre o mesmo recurso no secundário.

Canhotos

O Engadget afirma que sentiu uma demora na resposta (chamado de "lag") dos comandos. Utilizando no game de tiro The Shoot, o aparelho foi "notavelmente inferior às experiências que tivemos no Wii, tanto em precisão quanto na taxa de atualização do cursor da mira". Já durante Socom 4, a ferramenta funcionou melhor, embora houvesse limitações na movimentação.

A funcionalidade com o PlayStation Eye também não está em perfeita sincronia. Em um game de luta de espadas, o sistema não conseguiu seguir a configuração para canhotos, colocando a arma no braço direito e o escudo no esquerdo (como é possível observar no vídeo acima). Para funcionar perfeitamente, é preciso ainda ficar a uma distância correta em relação à TV, situando-se ao centro.

Nenhum comentário: