Páginas

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Desenvolvedor diz que 3D do PlayStation 3 terá limitações


By Rodrigo

Console tem limitações gráficas para gerar efeitos similares à “Avatar”.
Apenas nova geração trará efeitos 3D de verdade ao game, diz produtor

A Sony divulgou na quinta-feira (1) a linha de jogos que será compatível com a tecnologia 3D quando a empresa lançar uma atualização de sistema para o PlayStation 3 na metade do ano. Contudo, para o estúdio Ninja Theory, que desenvolve jogos exclusivos para o videogame como “Heavenly sword”, a experiência dos jogos 3D no console não será uma revolução.

De acordo com Tameem Antoniades, co-fundador do estúdio, a falta de poder de processamento do aparelho irá limitar os gráficos em 3D e teria que uma nova plataforma ser lançada para os jogadores receberem imagens em três dimensões de verdade. “O problema é que para gerar gráficos em 3D, é necessário renderizar 60 quadros por segundo e com uma resolução mínima de 720p para cada olho”, afirmou. “Isto são gráficos com 1080p de resolução sendo renderizados a 120 frames por segundo o que, na com as configurações da geração atual, permite a criação de gráficos muito rudimentares”.

Antoniades disse que os jogadores terão que esperar até a próxima geração de videogames para ver efeitos 3D estereoscópico similares aos vistos no filme “Avatar”. “No momento, é impossível gerar tal efeito, mas, cada geração é até dez vezes mais poderosa do que a anterior. Por isso, acredito que chegaremos lá na próxima geração de consoles que trará uma revolução”.

A Sony revelou seus títulos que serão compatíveis com a tecnologia 3D quando ela for lançada na metade do ano: “Killzone 2”, de tiro em primeira pessoa; “Gran turismo 5”, de corrida; “Littlebigplanet”, de plataforma; “Wipeout HD fury”, de corrida futurista; e “Super stardust HD”, de tiro espacial. Para rodar games em 3D estereoscópico no PlayStation 3, além do novo firmware e de ter jogos compatíveis com a tecnologia, o jogador deverá ter uma TV 3D.

Nenhum comentário: