terça-feira, 23 de março de 2010
Playstation Move :
By Pironoa
Em 2010, os jogos para a PS3 tornam-se ainda mais envolventes com a chegada do comando de movimento PlayStation Move, explica Shuhei Yoshida, presidente da SCE Worldwide Studios.
O que influenciou o design do comando de movimento PlayStation Move?
Tecnicamente falando, a parte essencial do comando é a esfera. Havia a necessidade específica deste tamanho, numa forma esférica perfeita. O designer de hardware da Sony Computer Entertainment Inc. (SCEI), Yano-san, trabalhou num desenho para integrar a esfera e torná-la acessível e intuitiva para os utilizadores.
A segunda característica exclusiva é o botão Move na frente do comando. Uma vez que o movimento dos braços é uma parte importante da utilização do comando, pensámos que seria melhor ter um botão grande, que fosse fácil para todos os utilizadores de compreender e utilizar.
A terceira característica permite tornar o comando fácil de agarrar e difícil de perder da mão ao movimentares o corpo. A forma côncava adapta-se perfeitamente à tua mão ao mesmo tempo que permite que o agarres firmemente.
Até que ponto é que a introdução do comando de movimento PS Move tem impacto no desenho de jogos?
Força uma reestruturação fundamental da forma como devemos conceber um jogo. O programador tem de abrir mão dos conhecimentos convencionais (como os jogadores utilizam um comando) e pensar que irá proporcionar uma experiência o mais envolvente possível e permitir que os jogadores sintam uma ligação directa ao jogo. Se não se conseguir atingir estes patamares, os jogadores contentam-se em utilizar o Comando sem fios DUALSHOCK 3.
Que tipos de jogos são mais adequados para o comando de movimento PS Move?
Temos testado vários tipos de títulos de muitas equipas diferentes e, até agora, ainda não encontrámos um género que não funcione bem com o comando. Talvez os jogos de simulação, tal como os títulos de corridas ou de guitarras, fiquem melhor servidos com um volante ou um comando de guitarra. Para além destes géneros, que estão bem servidos por periféricos de simulação do mundo real, o comando funciona bem com qualquer tipo de jogo. A alta fidelidade do reconhecimento dos movimentos e a resposta em tempo real são factores-chave para o sucesso de qualquer dispositivo de entrada para jogos baseados em movimentos e, nestas áreas, o comando supera todos os dispositivos disponíveis no mercado até ao final de 2010.
O que há de único no comando de movimento PS Move?
Existem muitos aspectos únicos no comando. A título de exemplo: a precisão do reconhecimento dos movimentos de uma pessoa, a localização em 3D e a orientação do comando, o tempo de resposta compara-se ao do DUALSHOCK 3, a entrada de câmara e áudio que permite a utilização de jogos de Realidade Aumentada, bem como a colocação da imagem e da voz do jogador no próprio jogo, a cor da esfera que muda em resposta ao jogo e o botão Move na frente que facilita a interacção.
Estas funcionalidades ajudam a criar experiências totalmente novas e envolventes para todos os proprietários de sistemas PS3, ao mesmo tempo que também alarga o público tornando os jogos mais acessíveis e divertidos para todas as idades.
Como é que o comando de movimento PS Move irá mudar a forma como as pessoas interagem com a sua PS3?
Com o novo comando, a PlayStation 3 tornar-se-á mais acessível a públicos mais vastos, de crianças pequenas até às avozinhas. Todos os jogadores tornar-se-ão mais activos em frente dos seus televisores e, independentemente do tipo de jogo, a experiência será muito mais envolvente.
Quanto tempo foi dedicado aos testes do comando em várias condições ambientais, tais como o nível de iluminação?
Testámos o comando em várias condições desde o primeiro protótipo. A menos que seja utilizado sob a exposição solar directa, é bastante robusto em diferentes condições de iluminação.
Qual é a filosofia por trás do comando de movimento PS Move em termos de como a PlayStation 3 continuará a cativar públicos novos e existentes?
O comando é bastante inclusivo quer se trate da comunidade PlayStation ou de novos públicos. Podemos tornar os nossos jogos mais acessíveis e, ao mesmo tempo, criar nuances e profundidade no jogo para satisfazer o nosso núcleo de jogadores mais experientes.
A que nível o comando de movimento PS Move será integrado na jogabilidade?
Para além dos jogos criados especificamente para o comando, muitos dos nossos novos títulos também o suportarão. Acreditamos que podemos expandir o nosso público de séries existentes através da utilização do comando, tornando os jogos mais acessíveis e fornecendo uma experiência ainda mais envolvente.
Até agora, qual foi o vosso momento favorito de utilização do comando?
Jogar o título Sports (título provisório) e sentir a ligação directa entre os meus movimentos subtis e o jogo
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